quinta-feira, 30 de abril de 2009

Altivo Rodrigues de Matos

Altivo Rodrigues de Matos, ou simplesmente Altivo de Matos, foi um dos mais atuantes filhos adotivos de Raul Soares; no comércio, na indústria, na ação social, nas iniciativas da igreja católica, na atividade política. . .

Na década de 30 do século XX foi um empresário de muito prestígio na região com a firma Industrial São José, uma oficina mecânica para conserto de máquinas em geral, fundição de ferro e bronze, fabricação da máquina Vulcão para beneficiar café, engenhos de cana, moinhos para fubá, máquina para beneficiar arroz, turbinas Pelton, tubulações.

Foi agente autorizado para a venda de caminhões International, pneumáticos, correias e câmaras de ar Goodyear e Dunlop, distribuidor de querosene e gasolina Caloric, comprador e exportador de madeira.

Armazém São José, foi outra firma que fundou para a venda do cimento Cauê e de açúcar fabricado por usina de Ponte Nova, na qual tinha muitos amigos, com destaque para Acácio, um dos mais competentes técnicos do ramo em Minas Gerais.

Outra iniciativa de Altivo foi a fabricação de guaraná em uma pequena fábrica que instalou em Raul Soares.

Em 3 de dezembro de 1958 Altivo Matos inaugurou oficialmente a empresa Armazéns Gerais Matipó colocando ao serviço dos senhores fazendeiros, comerciantes e exportadores o armazenamento e conservação dos seus produtos:café, cereais, madeira etc. A inauguração do estabelecimento foi prestigiada com a presença de empresários e autoridades. Em palavras eloquentes o senhor Antonio Barcelos, gerente do Banco do Brasil S/A, congratulou-se pela iniciativa.

No inicio da construção da nova igreja matriz de Raul Soares, pelo padre Francisco Ermelindo Ribeiro, ao final da década de 30 (obra concluída pelo padre José Domingues na década de 50), Altivo Matos teve atuação relevante como membro da comissão encarregada do controle financeiro, da qual também participaram o Dr. Cristalino de Abreu Castro e Luiz Pereira de Lacerda.

Altivo de Matos foi um vicentino atuante empenhado na amparo ás pessoas menos favorecidas, fiel aos princípios legados por Frederico Ozanam.

Foi politicamente filiado ao Partido Social Democrático – P S D, e um entusiasta admirador de Getulio Vargas, Juscelino Kubitschek, Benedito Valadares, Israel Pinheiro, Luiz Domingos da Silva. . .

Foi um cidadão de reconhecida integridade.

Autoria: José Geraldo Leal

Um comentário:

  1. Parabéns Pascoal pelo excelente trabalho.
    Fico feliz de ver meu tio avô Altivo Matos sendo reconhecido pelo trabalho e dedicação que sempre teve por Raul Soares.
    Meu pai , Jose Celso Barbosa foi criado por ele.
    Lembro dele vindo em BH visitar-nos.
    abs

    Virginia Barbosa Lorton

    ResponderExcluir