quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ângelo José Tartaglia


Sô Pipe, Pipe, assim era conhecido.

Filho de Ângelo Tartaglia e Laura Sabioni, oriundos da Itália. Fazia parte de uma família numerosa : Anita Tartaglia, Ricardo Tartaglia, Césare Augusto Tartaglia. Edmundo Tartaglia e Guiomar Tartaglia.

A sua infância foi no Bairro de Olaria, no Rio de Janeiro.

Uma das características peculiares à personalidade de Pipe, a maneira educada e solícita que dispensava a todas as pessoas.

Teve fases da vida muito atribuladas. Para sua felicidade encontrou em Lurdinha a companheira que lhe deu nova motivação e equilíbrio. Com Lurdinha teve os melhores dias de sua existência.

Foi um bom companheiro de trabalho do irmão Césare, sempre envolvido em atividades e experiências industriais. Espírito inquieto e realizador.

Pipe foi mecânico especializado em soldagem elétrica. No juízo de muitos foi o melhor soldador que Raul Soares já conheceu.

A sua habilidade e competência de soldador foi posta a prova certa época na preparação de corpos de prova submetidos ao Lloyds Register para obtenção de certificado de qualidade dos eletrodos Tartaglia. O seu trabalho foi perfeito. As falhas ocorridas no processo de soldagem decorreram exclusivamente de deficiências na fabricação do eletrodo em razão da falta de equipamentos de prensagem e de um bom laboratório.

Teve uma rápida passagem pela Fábrica de Enxadas.

Muitos, passados um bom número de anos, se lembram com nostalgia do papo amigo com Pipe na Portaria do Cine Marrocos onde estava todas as noites à espera da companheira Lurdinha, funcionária da casa. A sua experiência de vida transformava-se em conselhos hauridos com embevecimento e confiança por jovens interlocutores ávidos de orientação e curiosidade na busca dos bons caminhos para uma participação sadia e útil à comunidade.

Deixou boas recordações junto a todos aqueles com os quais conviveu e um número incontável de bons amigos.

Autoria: José Geraldo Leal

Um comentário: