quarta-feira, 29 de abril de 2009

Arthur Pena

Arthur Pena foi agricultor, empresário e político.

Nas pequenas cidades brasileiras raro foi o cidadão de sua estirpe que deixou de ser convocado para a vida pública, mesmo que eventualmente.

Os princípios preconizados pelos sábios gregos tinham vez: Os homens de bem não aspiravam mando nem por causa das riquezas, nem das honrarias, porquanto não desejavam ser tratados por mercenários, exigindo a recompensa do seu cargo, nem de ladrões, tirando vantagem da sua posição. Também não desejavam governar por causa das honrarias, uma vez que não as estimavam. Consideravam uma vergonha ir voluntariamente para o poder, sem aguardar a necessidade de tal passo.

Nos anos 30 do século XX, em pelo menos dois acontecimentos registrados na história de Raul Soares, a participação de Arthur Pena foi importante.

Participou da fundação da Empresa Força e Luz São Sebastião Ltda., uma iniciativa de Assad Chequer.

A instalação de usina de energia elétrica em Raul Soares impulsionou o desenvolvimento do município. A energia elétrica consumida, até então, era fornecida por uma modesta usina de Rio Casca.

Em verdade, a energia produzida era insuficiente para atender a necessidade de outros municípios além de Rio Casca.

Isso também veio a acontecer com a São Sebastião motivando a entrada da Cemig em Raul Soares, em 25 de julho de 1977.

Em 17 de junho de 1936, Arthur Pena foi eleito vereador.

Tinha como companheiros de câmara os respeitáveis cidadãos Antonio Vieira dos Santos (Totó Bubu), José Paolielo, Farmacêutico Aristides Pancrácio Alves de Souza, Dr. Raymundo Soares de Albergaria Filho, Vicente Gonçalves Vieira, Carmo Ferreira Parente, Dr. Luiz Domingos da Silva e Manoel Rodrigues Costa.

Em 1° de agosto de 1936 os ilustres representantes do povo de Raul Soares, dentre eles Arthur Pena, em reunião presidida pelo vereador Antonio Vieira dos Santos ( Totó Bubu), elegeram o prefeito de Raul Soares, recaindo a escolha no médico Dr. Durval Octávio Grossi, cognominado, então, o “primeiro prefeito constitucional do município”.

Arthur Pena foi casado com D. Judith Pena. Dois foram os seus filhos: Francisco e Vicente.

Arthur Pena foi exemplo de honradez, trabalho e amor a Raul Soares.

Autoria: JOSÉ GERALDO LEAL

(joseleal@signet.com.br)

Um comentário:

  1. Realmente, ele foi um exemplo de vida em Raul Soares.
    As histórias que sempre ouço do meu avô,um homem , bom, humano e de profundo caráter.
    Portanto, fico lisongeada do meu avô ter contribuido, para a consolidação da cidade de Raul Soares.
    Margareth Pena.

    ResponderExcluir