quarta-feira, 29 de abril de 2009

Carlito Ferreira Brandão

O economista, agricultor e político Carlito Ferreira Brandão nasceu em Vermelho Velho, município de Raul Soares, em 24 de julho de 1921; filho de Carmo Ferreira Parente e de D. Carmelita Brandão. Com muito brilhantismo colou grau em Administração e Finanças pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administração e Finanças do Estado de Minas Gerais em 1944. Fez o curso primário em Vermelho Velho, na Escola Isolada Francisco Albano Pires, classificando-se no 1° lugar. Em 10 de fevereiro de 1936 recebeu o certificado de conclusão de curso no Instituto Orion, em Raul Soares, que funcionava na Rua Camilo de Moura. Estudou, ainda, em Caratinga, Ponte Nova,em Leopoldina, no Ginásio Ribeiro Junqueira e em Belo Horizonte, no Ginásio Afonso Celso, concluindo o quinto ano como o segundo aluno da turma.

Morou em Raul Soares, onde passara a residir para estudar, de favor, na casa do Dr. José Zeferino Pires, vermelhense como ele, filho do Cel. José Pires.

Para não ficar entregue á ociosidade trabalhou em Raul Soares na loja Colosso da Mata, de propriedade dos irmãos José e Nicolau Sabbagh, localizada na Rua Camilo de Moura, próxima á ponte 7 de setembro, popularmente conhecida como a ponte do Belchior.

Muito cedo demonstrou que herdara do pai o gosto pelo trabalho e pela política.

Seu pai foi vereador em Raul Soares na década de 30 fazendo parte da câmara que em 17 de junho de 1936 elegeu o Dr. Durval Octávio Grossi primeiro prefeito constitucional de Raul Soares.

Casou-se em 15 de março de 1945 com a jovem Santil da Costa, filha de José Manuel Costa e D. Maria Patrocínio Costa. Tiveram dois filhos: Carlos e Celso e criaram cinco filhos adotivos sendo três sobrinhos. Foi impactado pelo falecimento da boa amiga e companheira em 28 de fevereiro de 1994.

Em 12 de setembro de 1994, casou-se, em segundas núpcias, com Jacimar Alves Ferreira, com que conviveu até o seu falecimento.

O primeiro mandato político de Carlito ele o obteve em eleição para vereador no município de Bom Jesus do Galho sendo eleito secretário do legislativo de Bom Jesus do Galho.

Insatisfeito e decepcionado ante o que se passava na câmara só exerceu o mandato um ano.

Com o apoio e assessoramento do deputado Jackson Albergaria trabalhou vigorosamente a favor da correção das linhas divisórias de Raul Soares com Bom Jesus do Galho o que resultou na integração de Vermelho Velho ao município de Raul Soares.

Convencido por importantes lideranças políticas do município, de um modo especial o amigo Dr. Hugo de Aquino Leão, do PTB, o jovem Carlito disputou em 1950, com o apoio da UDN liderada pelo Dr. Gerardo Grossi e do PR, presidido por Wilson Damião, a eleição de prefeito municipal de Raul Soares.

Contenda das mais difíceis tendo-se em vista que o candidato adversário era o Dr. Luiz Domingos da Silva, fundador e presidente do diretório municipal do PSD, ex–vereador, ex-prefeito, ex-deputado estadual constituinte de 1946, um partido fortemente estruturado em todo o país, liderado em Minas Gerais pelo astuto político Benedito Valadares Ribeiro, com fortes raízes no campo.

Carlito conseguiu excelente resultado na eleição, no âmbito da cidade, contudo nos distritos prevaleceram as lideranças de Vítor Alves de Souza, da família Pires, do seu próprio pai Carmo Ferreira Parente que se opôs á sua candidatura, do padre Manoel, Generoso Pinto Filho (Deco), Franklin José da Silva, Antero Policarpo de Castro e várias outros políticos de expressão, comprometidos com a candidatura do Dr. Luiz Domingos da Silva. Foi derrotado por 681 votos. O vice – prefeito eleito foi o Dr. José Zeferino Pires.

Em 1955 Carlito foi novamente convocado para se candidatar. Foi dessa vez vencido pelo Dr. José Zeferino Pires, cujo companheiro de chapa, vice – prefeito eleito, foi o industrial e fazendeiro Nelson Moreira, um cidadão de muito valor, ex – gerente do Banco Mineiro da Produção S/A e ex – vereador em Raul Soares na legislatura de 1951 / 1954. A derrota de Carlito na eleição de 1955 foi por escassa margem de votos, apenas 25 votos. Na legislatura de 1955/1958 Wilson Damião, eleito vereador, iniciou a sua vitoriosa vida pública em Raul Soares.

Em 1958 Carlito foi novamente chamado para disputar pela terceira vez a eleição de prefeito municipal de Raul Soares. Conseguiu, então, consagradora vitória tendo como adversário um homem de muito valor e integridade inquestionável, empresário de sucesso no ramo madeireiro, o Dr. Manoel Máximo Barbosa. Carlito contou, então, com o apoio da maioria esmagadora das lideranças políticas do município, à frente o Dr. Gerardo Grossi e Dr. Durval Grossi, Aníbal de Oliveira Maia, Lino Pinto, Trazilbo Vieira Sathler, Walter Maciel, Jair Julião de Vasconcelos, Raimundo Antunes de Souza, Joaquim de Souza, José Alves Nogueira, a família Pires, o padre Manoel Moreira, Franklin José da Silva, seu pai Carmo Ferreira Parente e muitos outros valorosos companheiros.

Wilson Damião foi o vice – prefeito eleito.

Carlito obteve 5.934 votos contra 4.187 de seu valoroso adversário; uma diferença de 1.747 votos e Wilson Damião somou 5.309 votos contra 4.045 de seu adversário Joaquim Vieira dos Santos; uma diferença de 1.264 votos.

Os vereadores que acompanharam a gestão de Carlito Ferreira Brandão / Wilson Damião (Legislatura de 1959 a 1962), presididos pelos vereadores Dr. Durval Octávio Grossi (975 votos), Aníbal de Oliveira Maia (639 votos) e Joaquim de Souza (237votos), foram os seguintes: Efetivos: Lino Pinto 453 votos); Trazilbo Vieira Sathler (406 votos); Jair Julião de Vasconcelos (373 votos); José Cipriano de Oliveira (319 votos); Walter Maciel (311 votos); Afonso Antonio da Silva (302 votos); Raimundo Antunes de Souza (253 votos); Sílvio Nogueira de Castro (553 votos); Generoso Pinto Filho (540 votos); José Izidoro dos Santos (400 votos); Artur Lopes da Costa (366 votos); Dr. Édson Cardoso de Oliveira (351 votos) e Domingos Cupertino Pereira (351 votos).Suplentes convocados: Jorge de Souza Lima (243 votos); Joaquim Pinto Carneiro (204 votos); Humberto dos Santos Leal (229 votos); José Vieira dos Anjos (230 votos); Sebastião Rodrigues Pereira (224 votos); Antonio Ferreira Chaves (76 votos).

A administração de Carlito foi consciente e competente. Investiu em educação, construindo muitas escolas, e em obras de calçamento.

No trabalho de calçamento contou com o empenho e dedicação de um profissional competente, Manoel de Sales Gomes, o nosso bom amigo Salim.

Criou a Fundação Juarez de Souza Carmo, incentivou e apoiou a presença no município da CEMIG e TELEMIG. Iniciou a construção do prédio-sede da prefeitura.

Concluiu o mandato em dezembro de 1962 transferindo a administração municipal para Wilson Damião, seu vice-prefeito; eleito prefeito com o seu apoio, para o período de 1963 a 1966.

A vida pública de Carlito teve continuidade na cidade de Galiléia sendo eleito provedor do Hospital Imaculada Conceição construído e inaugurado em 1973 pelo prefeito Levindo Valadares da Fonseca, uma das grandes lideranças políticas de Galiléia.

Durante mais de uma década Carlito prestou relevantes serviços ao hospital de Galiléia.

Participou da administração da Cooperativa Mista de Consumo e Produção dos Associados da Associação Rural de Conselheiro Pena, como associado da cota n° 94.

Foi um dos fundadores em Galiléia do Tabajara Atlético Clube, sendo o titular da cota n° 007.

Em 15 de novembro de 1988 foi eleito prefeito de Galiléia com expressiva votação, tendo como companheiro de chapa Carlos Barbosa Souto.

Muitas foram ás obras que realizou na sede do município e nos distritos.

Foi um político que sempre se preocupou em atender exclusivamente os legítimos reclamos populares.

Faleceu em Galiléia no mês de agosto de 2005 cercado da admiração e respeito dos seus familiares e da população do município.

Autoria: José Geraldo Leal

7 comentários:

  1. Eu era criança mas não me esqueço do apoio de meu pai, José Gomes da Silva, Juquinha Gomes de Vermelho Novo ao Carlito. Meu primo, Cornélio Xisto Rodrigues, Filho de Manoel Rodrigues Pereira, é afilhado do Carlito.
    Jaeder Teixeira Gomes
    Timóteo

    ResponderExcluir
  2. Oi Geraldo, boa noite, tudo bem?
    Acabei de achar essa postagem do blog por acaso. Você é de Raul Soares? A família do meu pai é de lá e de Vermelho Velho. O nome do meu pai é o mesmo nome da escola isolada em que Carlito fez o curso primário. Você tem mais informações sobre o nome da escola? Gosto de saber mais sobre a história da família. Mas quando eu tiver a oportunidade perguntarei ao meu pai também.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Poliana, bom-dia.
    Sou de Raul Soares, porém não tenho mais dados sobre o nome da escola a que você se refere. Vou tentar com o José Leal, nosso historiador e quem escreve as biografias para este blog.
    Qualquer novidade, estarei postando para você.
    Parabéns pelos blogs.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu Mônica sou de Galiléia trabalhei na casa do Sr. Carlito Ferreira Brandão durante três anos até o seu falecimento pessoa admirável deixou saudades para aqueles que o conheceram deixou muito mais do que saudades lições de vida.Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Cleon Coelho, sou de Vermelho Velho, e estudei de 1980 à 1988 na Escola Estadual Albano Pires, que é o nome atual da escola. Moro em Caratinga desde 89, sou radialista à 18 anos aqui em Caratinga e fui eleito vereador em 2000.Fiquei feliz em ver aqui o nome do senhor Trazilbo Sathler,para nos era o Sr. Alemão, pai do Kleber que mora aqui também.Foi muito bom saber sobre o Sr. Carlito Brandão e outros nomes importantes da nossa terra.Parabéns senhor Geraldo Pascoal.

    ResponderExcluir
  6. ola Geraldo Pascoal, tudo bem?
    Eu estou precisando da sua ajuda. Preciso de informações sobre uma tia do meu pai chamada Terezinha Bonifácio da Cunha, que trabalhou com Carlito Ferreira Brandão, o meu pai gostaria de encontrar ela a muitos anos ele não tem noticias dela. Peço ao senhor que me informe me dando endereço dos filhos de Carlito Ferreira Brandão, caso o senhor não puder me informar. A terezinha trabalhou com o Carlito por volta da década de 60 ,70 por ai... Me responda porfavor! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Tenho o maior orgulho por tudo que ele fez por nós! uma das pessoas mais importantes na minha vida, um exemplo de vida! te amo eternamente!! do seu neto Daniele como me chamava Daniel vial sempre juntos.

    ResponderExcluir