quarta-feira, 29 de abril de 2009

Carlos Cotrim Berla, Dr.

Durante muitos anos foi médico em Raul Soares participando ativamente da vida política e social da cidade.

Foi prefeito municipal, nomeado em período de transição política, exercendo o mandato a partir de 22 de abril de 1947 até a posse do prefeito eleito em 15 de novembro de 1947 – farmacêutico Nilo de Abreu.

A principal característica da personalidade do Dr. Carlos Berla foi o seu acendrado amor à natureza. Isso, inclusive, motivou uma reação enérgica de sua parte, através de denúncia ao governo federal, para sustar a agressão predatória à Serra do Brigadeiro, em consequência de desmate inconsequente de reservas florestais valiosas e importantes para o equilíbrio ecológico de nossa região.

A casa em que morou à Rua Camilo de Moura, atual rua Dr. Gerardo Grossi, constituia-se, desde a sua entrada, em autêntico louvor à natureza; paredes totalmente revestidas de hera, muito bem cuidadas.

No quintal – amplo – muitas árvores frutíferas, exóticas e raras na sua maioria, e um orquidário sem similar na região; um dos mais bem cuidados do estado. Extremamente variadas eram as espécimes de sua coleção.

O mestre e grande poeta prof. Edward Leão homenageou o amigo, no livro “Tapera Ensolarada”, com o belo soneto que transcrevemos a seguir :

“A Orquídea

Ao Dr. Carlos Berla

Planta selvagem, rústica, esquisita,
Vivendo à custa de árvores adultas
Com raízes aéreas, insepultas,
No dorso do galho que agita...

Longe do mundo, alheia às turbamultas
Prefere a condição de parasita
Na solidão olímpica. Infinita,
Das florestas inhósitas, incultas . . . .

No reino virgem de florestas rude
Abre-se a flor da orquídea rara e bela,
Magnífica na forma e na atitude.

E do mar verde esplêndida sereia
- um pouco de mulher, algo de estrela
Deslumbra os olhos do homem, que ela odeia.”

O Dr., Carlos teve uma grande companheira em dona Lourdes. Não tiveram filhos.

Durante a sua gestão na prefeitura municipal de Raul Soares tomou medidas para resguardar a saúde da população coibindo a criação de suínos na área urbana.

Homenageou o farmacêutico Rufino Rocha dando o nome dele a um trecho da antiga rua Camilo de Moura, através do decreto-lei nº 106, de 16 de julho de 1947. O trecho escolhido foi aquele em que o farmacêutico morara por muitos anos e ali tivera farmácia.

em 14 de julho de 1947 convidou o povo para a comemoração de um importante acontecimento:


“Ao povo

O vibrante povo mineiro viverá hoje o momento solene da promulgação da nova Carta Constitucional, onde se enquadram as novas diretrizes que nortearão o seu destino. A Constituição Mineira de 14 de julho de 1947 reúne as deduções positivas que a observação inteligente dos deputados consolidaram para alicerçar,canalizando a melhor termo, a massa administrativa estadual, há tanto confusa e subjugada aos interesses ditatoriais.

Comemorando este magno acontecimento, que há de rasgar ao Estado de Minas Gerais, horizontes novos onde predominem as vitórias progressistas da democracia. o sr. DD. Prefeito Municipal, Dr. Carlos Cotrim Berla, concita o povo desta cidade ao manifesto público deste histórico acontecimento na reunião cívica que há de se realizar hoje, na praça Olegário Maciel, às 17 horas, em que as solenidades obedecerão ao seguinte programa:

1º - Retreta pela banda de música “Santa Cecília”.
2º - Formatura do tiro de guerra 95.
3º - Hino nacional executado pela banda.
4º - Discursos pelos capacitados oradores
Exmo. sr. prof. Edward Leão, prof. Maristela Barbosa Sena e Prof. Dr. Hugo Leão.
5º - Palavra livre.
6º - Baile, no edifício nagem, às 21 horas.”

Raul Soares teve presença efetiva e brilhante na elaboração e promulgação da constituição de 1947 através do deputado Luiz Domingos da Silva, sendo este um dos fatos mais marcantes da história do município.

Ao médico e homem público - Dr., Carlos Cotrim Berla – rendemos a nossa homenagem e reconhecimento à sua conduta elegante, ética e competente.

Autoria: José Geraldo Leal

3 comentários:

  1. Oi Geraldo, excelente artigo. Há bom tempo venho estudando a vida do Dr. Carlos Berla. Nos registros que tenho do museu Nacional do Rio, o nome dele aparece como Dr. Carlos Coimbra Berla. Seria a mesma pessoa que vc escreve? Pois Dr. Carlos Coimbra Berla, foi médico aqui em Raul Soares, e ao contrário do que escreves, teve um filho, que faleceu em 1985. o Famosíssimo Herbert Franzoni Berla (1912-1985) - Grande Naturalista e Ornitólogo que trabalhou e viveu parte da vida dele aqui em R. Soares, e denunciou também o desmatamento e a predação de pássaros já em épocas passadas. Grande abraço! Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Wagner Fiorino,

      De acordo com informações obtidas com o historiador José Geraldo Leal, autor das biografias do "Nossa Terra, Nossa Gente", o nosso saudoso amigo Dr. Wilson Elias Salomão, em seu livro O Hospital São Sebastião de Raul Soares, editado no ano de 2000, diz que o Dr. Carlos Cotrim Berla nasceu em 1884, filho de nobres, sendo o pai conde, diretor da Cia. De Bondes Jardim Botânico, subsidiária da Light, no Rio de Janeiro. Formou-se na velha Faculdade Federal de medicina na Praia Vermelha. Foi casado com uma bailarina do Teatro Municipal, que abandonou, em virtude de adultério, deixando com ela um filho de poucos meses. Foi para o Mato Grosso onde viveu durante cinco anos, perambulando pelos rios e matas da região, caçando e pescando. Veio, a seguir, para Minas Gerais fixando residência em Itabira, exercendo a profissão de médico. Conheceu, então, a jovem Lourdes, com quem passou a viver. Mudou-se com a companheira para São Pedro dos Ferros vindo a seguir para Raul Soares. Com Lourdes não teve filhos. É provável que o filho que deixou seja o cidadão referido no e-mail. Uma dúvida persiste em relação ao sobrenome: Cotrim ou Coimbra ? Teria ele propositadamente mudado o sobrenome por uma questão de privacidade ?
      Espero que o sr. José Geraldo Leal tenha conseguido esclarecer a sua dúvida.
      Grande abraço.


      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir