terça-feira, 28 de abril de 2009

José Macário da Luz, Dr.

Múltiplas foram as atividades do Dr. José Macário da luz: farmacêutico, fazendeiro, dentista, político.

Casado com D. Celsa Maria da costa luz constituíram uma prole numerosa: Cleber, Nivaldo, Roberto, Sérgio, Neli, Sandra, Ruth, Kelly e Michelle; nove filhos.

Foi juiz de paz no distrito de Vermelho Velho, eleito nos pleitos de 3 de outubro de 1954 e 3 de outubro de 1958. A força política de Vermelho Velho foi avassaladora no pleito de 1958, com a conjugação do trabalho de grandes lideranças vermelhenses. O Dr. José Macário da Luz integrou-se ao grupo formado pela família Pires, à frente o cel. José Martha Pires; Trazilbo Vieira Sathler, alemão; a família Parente, liderada pelo Sr. Carmo Parente e muitas outras lideranças expressivas, sob as bênçãos do virtuoso vigário PE. Manoel Moreira de Abreu. No pleito para juiz de paz, o Dr. José Macário da Luz, obteve 91,28% dos votos válidos, certamente a mais consagradora vitória eleitoral de um disputante de eleição majoritária em nosso município, em todos os tempos.

O Dr. José Macário da Luz exerceu o mandato de vereador à câmara municipal de Raul Soares nas legislaturas de 1963/1966 - 1967/1970 - 1971/1972 e 1973/1976, sempre eleito por votações expressivas. A sua liderança política conduziu-o à presidência do legislativo municipal. Sua atuação foi austera, eficiente e discreta, bem ao estilo político das Minas Gerais.

No pleito de 15 de outubro de 1976 foi eleito vice-prefeito do município de Raul Soares integrando a chapa encabeçada por Wilson Damião. Falecendo este, veio a assumir o cargo de prefeito municipal, orientando sua administração de forma a atender aos anseios populares. No ano de 1979, a administração municipal enfrentou um sério problema: temporais incessantes e inclementes danificaram estradas e destruíram moradias. Passada a borrasca lançou-se ao trabalho de recuperação das estradas e reconstrução de casas, acudindo ao segmento carente da população, moradores de áreas ribeirinhas, mais afetados pelas enchentes.

Durante a administração José Macário muitas realizações tivemos: construção da ponte sobre o rio Santana, na vila Barbosa, com o apoio do governo do estado; instituição, através da lei nº 853, de 13 de dezembro de 1979, do Código Tributário do município; sanção de leis que possibilitaram a implantação da Telemig e autorizaram a assinatura de convênios com a Cemig.

A publicação “Tribuna do Estado - Integrando os Municípios” - ano I - nº 9 - junho/79, registra à página 13, um depoimento histórico muito importante sobre a administração José Macário. A reportagem é ilustrada com fotografias, presentes além do prefeito, o ex-deputado Dr. Gerardo Grossi, advogado dos mais renomados nas comarcas da região e prestigiosa liderança política, e o Sr. Norival Rebello, então presidente da câmara municipal de Raul soares, cidadão residente em Vermelho Novo, com uma folha de serviços das mais expressivas na vida pública de nosso município; político discreto, honesto, disciplinado e muito competente na condução do legislativo municipal. “Da referida publicação, transcrevemos os tópicos a seguir, como forma de ilustrar e valorizar este nosso modesto trabalho de resgate da memória de um ilustre homem público de nossa terra, “in - verbis”;” obras sociais: por ocasião das enchentes que atingiram quase todo o estado, a prefeitura de Raul Soares prestou completa assistência aos flagelados, construindo dezenove casas e fazendo o reparo de várias outras, distribuindo alimentação e roupas, tendo construído também um prédio destinado a atendimento de emergência aos flagelados. Abastecimento de água: é um dos mais modernos serviços do estado, administrado pela fundação fesp, resultante do convênio assinado em fins do ano passado, com a prefeitura. Atualmente a administração está em fase de conclusão de instalação do serviço de abastecimento de água em seis distritos. O plano de obras do prefeito José Macário: dentre as inúmeras obras da administração atual, destacamos a recuperação de doze pontes destruídas pelas chuvas, na zona rural, recuperação do prédio escolar Vicência Xavier e substituição do calçamento da rua Francisca Rosa, instalação de um moderno gabinete de odontologia para atendimento dos alunos do grupo escolar Benedito Valadares, e instalação de unidades sanitárias em todos os distritos. A administração municipal está construindo um centro de aprendizagem comunitária no distrito de Santana do tabuleiro, obra orçada em mais de dois milhões de cruzeiros, com mais de cinqüenta departamentos. Está em fase de concorrência pública a construção de um prédio escolar em bicuíba, orçada em Cr$ 4.780.000.00 (quatro milhões, setecentos e oitenta mil cruzeiros) “.

Autoria: José Geraldo leal

2 comentários:

  1. lembro-me vagamente do dr jose macario farmaceutico dos bons em vermelho velho em 1973 eu fui acometido de sarampo e quase morri no entanto graças a Deus e ao vasto conhecimento do ze macario eu me recuperei, um fato interessante e que meu pai me lembrou bem e que com ele ninguem ficava sem o seu remedio se a pessoa possuia dinheiro levava e se nao tinha levava tambem!

    ResponderExcluir
  2. Saí certa vez de Vermelho Novo (Córrego dos Rodrigues) e fui a Vermelho Velho buscar um medicamento para uma pessoa. Àquela época era comum estas consultas por informação e a auto-medicação ocorria mais do que hoje. Tratava-se de um medicamento indicado para hipertensão, como só depois vim a saber. O Doutor José Macário não só não vendeu o medicamento, como fêz-me muitas perguntas sobre o estado da paciente. Depois vim a entender que ele ira pessoalmente vê-la caso sentisse pelas minhas informçãoes, tratar-se de uma urgência.
    Jaeder Teixeira Gomes
    Timóteo

    ResponderExcluir