domingo, 26 de abril de 2009

Maristela Barbosa Sena

D. Maristela foi uma das professoras de grande prestígio em Raul Soares nas décadas de 40 / 50 com forte presença na Ginásio São Sebastião fundado pelo Prof. Alberto Álvaro Pacheco, com semi-internato e externato na Rua Bom Jesus. Justificava-se o conceito da professora tendo em vista o cabedal de seus conhecimentos e a forma competente que os transmitia.

O São Sebastião, após uma crise que motivou o afastamento de praticamente todo o corpo docente, inclusive D. Maristela, sofreu uma grande transformação com uma nova direção sob o comando do médico Heitor Soares de Moura e do Prof. Edward Leão. D. Maristela foi um dos baluartes nesta nova fase da instituição. Já sob a direção do jovem advogado Hugo Leão foi criado o curso normal e tempos depois o curso técnico de contabilidade.

A partir de sua criação o São Sebastião contou com o Prof. Alcides Toledo da Silva nas funções de secretário e disciplinador. Por um curto lapso de tempo o Prof. Alcides esteve afastado do estabelecimento dedicando-se a atividades comerciais.

A professora Maristela deixou marcas indeléveis de sua atuação em Raul Soares contribuindo decisivamente para o desenvolvimento cultural da comunidade. Lecionou Geografia, Artes (Desenho, Música), Didática e outras matérias do currículo do lº e 2º graus formando uma geração de brilhantes professores muitos ainda hoje em plena atividade.

Na sua conduta antevia-se profundo respeito à máxima de Bacon ‘O homem nada mais é do que aquilo que sabe".

Foi muito atuante em campanhas promovidas pelo Pe. José Domingues destinadas a arrecadação de recursos para a construção da igreja matriz de Raul Soares no que contou com a adesão e entusiasmo da maioria esmagadora de suas alunas.

Atendendo a apelos do amigo Hugo Leão fez uma ligeira incursão pela política sendo a primeira mulher candidato a um cargo eletivo em Raul Soares, vereança. Excelente mestra, mas sem vocação para a política, não conseguiu se eleger. Ainda mais que, naqueles anos já distantes, as únicas atividades admitidas para a mulher , fora de casa, eram aquelas ligadas à educação.

Em 14 de julho de 1947, a convite do Prefeito Carlos Berla, participou com vibrante alocução em praça pública , das festividades relativas a promulgação da Constituição do Estado de Minas Gerais que teve como um dos seus elaboradores o deputado constituinte Dr. Luiz Domingos da Silva, ilustre filho de Raul Soares . O evento foi abrilhantado pela Corporação Musical Santa Cecília e também com a oratória do Prof. Edward Leão e Hugo Leão.

D. Maristela foi casada com Sebastião Braga Sena (Maninho Sena) e mãe de muitos filhos.

Após o falecimento do marido transferiu-se para outra localidade continuando no seu labor para a criação e educação dos filhos.

Problemas de saúde debilitaram a sua resistência física afastando-a do convívio com a comunidade raulsoarense. Muito grande a gama de bons exemplos, de conduta familiar, social e profissional.

Autoria: José Geraldo Leal

5 comentários:

  1. Minha Tia Poderosa !
    Exemplo para nós seguirmos.
    Obrigada ao Pascoal e ao Jose Geraldo por reconhecerem o trabalho maravilhoso dessa mulher de garra e fibra
    Ela viveu em uma era e em que nós mulheres não tinhamos vez e nem voz para sermos reconhecidas.

    ResponderExcluir
  2. Inesquecível, amada, exemplo indiscutível de mulher, invencível, jamais esquecida.
    Tenho imenso orgulho de ser sua filha.
    Obrigada a todos que colaboraram para manter a sua memória.Stelamaris.

    ResponderExcluir
  3. Minha avó querida...
    Maristela deixou seu legado pra toda a família, e hoje muitos de seus filhos e netos são professores e fazem a diferença por onde lecionam.
    Tenho orgulho de fazer parte de uma descedência forte, destemida e que faz história.
    Agradecemos o reconhecimeto.
    Carolina Sena - Neta.

    ResponderExcluir
  4. Magaça relata:
    Tive oportunidade de conhecer e conviver com esta tia que para mim foi um exemplo de mulher, um ser
    humano maravilhoso.
    Devemos mirar nas suas qualidades: talento, garra
    e dedicação. Saudosas lembranças...

    ResponderExcluir
  5. Minha madrinha, que quando conheci ja era eu adolescente...Ouvi tantas historias a seu respeito contadas pelo meu pai...ele tinha tanto orgulho dela...Que bom ve la lembrada assim..Sinto me muito orgulhosa de ter sido batizada por ela...

    ResponderExcluir