domingo, 26 de abril de 2009

Nicolau Simas


Nascido em portugal veio para o Brasil muito jovem fascinado pelo país que no distante ano de 1500 foi descoberto por um patrício ousado.

Os desígnios de Deus o trouxeram para Raul Soares, uma cidade-criança, com menos de um decênio de vida. Adquiriu em nossa cidade a “Typographia Americana”, fundada em 1925, empresa pioneira no ramo de serviços gráficos.

Sob a direção de Nicolau Simas a empresa expandiu-se passando a difundir cultura como distribuidora de grandes e renomadas editoras além de variado estoque de artigos de papelaria. O melhor dicionário da língua portuguesa, da época, publicado sob a direção de Jayme Séguier e editado no porto, portugal, por Lello & Irmão, encontrava-se nas suas prateleiras.

A “Typographia Americana “ certamente é a empresa mais antiga em atividade em raul soares. atualmente com a razão social “Artes Gráfica Americana Ltda”,sob a direção de Evaldo Simas, um dos filhos de Nicolau Simas, que herdou do pai o mesmo espírito de organização e segurança nos negócios à par de muito esmero na execução de serviços gráficos.

Nicolau Simas editou por muitos anos o jornal “Raul Soares”, semanário independente, com diversos colaboradores, divulgando assuntos de interesse do município.

Em agosto de 1932, imprimiu “Alma Errante”, com esmerada apresentação gráfica, versos do prof. Edward Leão, com dedicatória do autor aos “Mestres e Amigos’ Mário Mendes Campos, J. Cunha Lages e Theodosio de Aquino. Em 1955, foi impresso “Tapera Ensolarada”, também de autoria do prof. Edward Leão.

No número 201 – ano IV – 11 de julho de 1937, o “Raul Soares”, além de artigo do advogado Dilermando Rocha, um filho ilustre de Raul Soares, publicou na coluna “Vida Social”:

"o sorriso"

Num plano educacional para a vida, não seria extravagante um curso de sorrisos, com aulas e exercícios práticos. O sorriso é uma arma e um cabedal. Vale por argumentos, convence mais do que muitas palavras; abre caminho no entendimento alheio. A falta de um sorriso pode causar uma derrota, e a sua presença, no momento justo, pode derrubar mil obstáculos obstinados.
Nos lábios de u’a mulher bonita, o sorriso é, então, uma arma e uma benção. O sorriso claro, esplendente, amável, é um refrigério para os olhos, um oásis no panorama secco da lucta pela vida. um sorriso é uma transformação em potencial e pode transformar até o mundo. Desembrutece os corações, alumia os caminhos, inspira ideaes.

Eu vos convidaria, moças de minha terra, a jamais tirar de vossas boccas este sorriso doce e acolhedor. Por amor dos olhos que vos olham, por carinho para com os que vos contemplam, jamais negueis ao voosso próximo o encanto desta inspiração e deste alento - o sorriso “.

O (a) autor(a) do texto sem “a vaidade do insaciável sexto sentido”, aludido por Thomas Carlyle, e demonstrando “franciscana tendência à omissão de si mesmo e à falta de espetáculo pessoal”, de que nos fala Abgar Renault em festejada obra, não se identificou assinando o inspirado texto : “l a – s.d.r.i.”.

Após muitos anos em Raul Soares Nicolau Simas transferiu-se para Juiz de Fora, estabelecendo-se com o comércio de papelaria, tendo falecido nessa cidade Singela homenagem foi-lhe prestada pelo poder público dando seu nome a uma das ruas da cidade de Raul Soares. Merece permanecer na memória de Raul Soares pela sua integridade, amor ao trabalho e dedicação às boas causas em prol de nossa terra. A lembrança de nomes de cidadãos da estirpe de nicolau simas nos leva a filosofar que “sem o passado não existe perspectiva de futuro e que o passado é a força do presente e do futuro.”

Autoria: José Geraldo Leal

2 comentários:

  1. Que orgulho ler este post sobre meu Avô. Não tive oportunidade de conhecê-lo, mas sua virtude e seus ensinamentos passados ao meu pai, serviram para nortear a minha formação como pessoa.

    Igor Simas

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer, meu pai se chama Evilásio Simas.

    ResponderExcluir