quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ardim Rodrigues Costa, Dr.

Concluído com sucesso o curso de medicina em Belo Horizonte o Dr. Ardim passou a exercer a nobre profissão de médico em Raul Soares, a sua terra natal. Competência e ética nortearam sempre a sua profícua existência. Constituiu com a professora Nely Domingos uma família exemplar dando exemplos de ilibada conduta social em todos os momentos de sua vida. Os três filhos Ronaldo, Agnaldo e Everaldo seguiram a profissão do pai e a filha Ângela é bioquímica.

Poderia, se o quisesse feito vitoriosa carreira política. Talento, espírito público, os tinha de sobra. Sua opção, porém, foi assistir á saúde do povo em tempo integral.

Um dos grandes líderes políticos de Raul Soares, o Dr. Gerardo Grossi, de certa feita confidenciou a companheiros mais próximo a ele, quão grande seria a sua satisfação se pudesse contar com o Dr. Ardim na sua grei partidária. Reconhecia, porém, as dificuldades existentes, tendo em vista a posição política do pai do médico, o vereador de 1936, Manoel Rodrigues da Costa, quando da eleição indireta do Dr. Durval Grossi para prefeito e o forte elo com a família Domingos considerando-se ser sua esposa, D. Nely Domingos, uma valorosa mulher, neta do grande líder político de Raul Soares, o Cel. João Domingos da Silva, fundador, ex-vereador e ex-prefeito do município.

Apesar dos desencontros políticos existentes o Dr. Ardim tinha como um dos seus mais diletos amigos, sendo a recíproca verdadeira, o médico Dr. Durval Grossi, irmão de Dr. Gerardo Grossi.

A convivência com o Dr. Ardim por algumas décadas levou-me a uma grande admiração de sua personalidade, como cidadão, médico e amigo.

De um modo especial, em dois momentos de sofrimento contei com a sua presença: a)Um diagnóstico perfeito sobre a doença de um filho meu (hepatite) e abalizadas recomendações sobre os procedimentos para a sua total recuperação e b) Medicando-me e livrando-me das dores de um cálculo renal.

O Dr. Ardim foi um dos mais importantes assessores e conselheiros do padre José Domingues na elaboração e execução do projeto que resultou na construção do Hospital de São Sebastião. Contaram nesta empreitada com o apoio e todo entusiasmo dos médicos Dr. Carlos Berla, Dr. Durval Grossi, e de um modo muito especial, o Dr. Wilson Elias Salomão, a quem a comunidade raul-soarense muito deve pelo sucesso e prestígio do estabelecimento.

O Dr. Ardim, a par da medicina, tinha outra grande paixão: o campo; uma herança paterna. Tinha o hábito de anualmente passar um período maior de descanso na fazenda, em Vermelho Velho, refazendo as energias para as exaustivas jornadas de atendimento á população.

Foi um médico completo: cardiologista, urologista, anestesista, pediatra. . .

O seu trato ameno cativava a todos. Como um bom cristão não guardava ódios nem mágoas.

Estava sempre presente á missa dominical, juntamente com a grande companheira D. Nely, para agradecer a Deus pelas graças e bênçãos recebidas.

Uma forma de reconhecimento ao trabalho do Dr. Ardim, e uma forma de manter vivos a sua imagem e o seu nome, foi a singela e mais do que justa homenagem, prestada pelo poder público dando o seu nome ao posto de atendimento médico do bairro Santana, o popular PAM.

Dr. Ardim, nasceu em Raul Soares, em 14 de dezembro de 1920 e faleceu, também em Raul Soares, em 5 de junho de 2003.

Certamente que, no descanso dos justos, o médico querido e amigo, deve, a cada dia, ter a alegria de constatar a continuidade de seu trabalho pelos filhos Dr. Everaldo e Dr. Agnaldo, e suas digníssimas esposas e competentes médicas, Dra. Célia e Dra. Raquel, em prol da saúde dos raul-soarenses, com a mesma dignidade, competência, responsabilidade e amor ao próximo.

Autoria: José Geraldo Leal.

Um comentário:

  1. Eu me chamo Ardim Junior, nome que herdei do meu pai. Acredito que meus avós Eliza Dutra Marques e José Apolinário Marques em homenagem ao Dr. Ardim, nomearam meu pai.
    Eles há muito tempo moravam no interior de Minas Gerais.

    ResponderExcluir