quinta-feira, 30 de abril de 2009

Aníbal Alves Martins

Aníbal Português, como era mais conhecido, nasceu na cidade de Ubá (MG) em 2 de fevereiro de 1916, Filho de João Alves Branco e D. Maria Delfina Alves. Casou-se em Raul Soares com D. Luiza Trevenzolli; foi a união de duas famílias de origem européia – portuguesa e italiana. Por contingências da vida coube-lhes assistir duas netas muito queridas: Melaine e Marilandes. No crepúsculo da vida o casal foi submetido a mais um duro teste: a morte inesperada do filho João.
Aníbal foi agricultor e político, sobretudo político. Levava jeito para a vida pública. Durante muitos anos prestou relevantes serviços á sociedade na assistência a menores.

Foi um dos políticos com maior número de mandatos de vereador, eleito oito vezes. Companheiro fiel e amigo do Dr. Gerardo Grossi e de Wilson Damião.

O primeiro mandato de Aníbal ele o conquistou em 1966, para a legislatura de 1967 a 1970.

Coincidiu a sua primeira eleição com a eleição do Dr. Sotero Silveira de Souza, um dos mais populares e queridos políticos de Raul Soares. Teve como colegas de câmara dois vereadores que mais adiante comandariam os destinos de Raul Soares, como prefeito municipal: Wiron Francisco de Souza Xavier e Dr. José Macário da Luz. E, mais: Joaquim Mariano de Souza (Fragoso), ainda hoje com forte presença na política municipal e Ruymar Fernandes Pombo, líder sindical. Os demais vereadores eleitos em 1966,inclusive os suplentes convocados, foram: José Chaves, Afonso José de Brito Filho, José Balbino Guedes, Wilson Menezes, Sebastião Ermita de Souza Ramos, Geraldo Rossignolli, Geraldo José de Melo, Irany de Lana Machado, José Cupertino Costa, Jorge de Souza Lima, Dr. Manoel Máximo Barbosa, José Vieira dos Anjos e José Marinho de Oliveira.

Os mandatos seguintes de Aníbal foram conquistados para as legislaturas de 1971/1972; 1973/1976; 1977/1982; 1983/1988; 1989/1992; 1993/1996 e 1997/2000.

Faleceu em Raul Soares em 4 de outubro de 2004.

Autoria: José Geraldo Leal

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE AGRADECER A QUERIDA LEMBRANÇA DO MEU TAÕ QUERIDO E INESQUECÍVEL PAI-AVÓ.BEIJOS PASCOAL E PARABÉNS POR ESSE BLOG MARAVILHOSO E QUE TANTO NOS HONRA EM LÊ-LO. TCHAU,ABRAÇOS.MELANI.

    ResponderExcluir