quarta-feira, 29 de abril de 2009

Durval Octávio Grossi, Dr.


Ainda jovem, chegou a Raul Soares procedente de Abre Campo. Foi casado com dona Cecy de Souza Grossi (D. Cecy), filha do farmacêutico Aristides Pancrácio Alves de Souza. Seus filhos: Yonne, Carlos Alberto (já falecido), Carlos Henrique, Marco Antônio (falecido) e Francisco Aurélio.

Profissional competente, alinhou-se àquele grupo seleto de grandes médicos do Estado de Minas Gerais. Não poucas vezes, em condições adversas, realizou intervenções cirúrgicas de urgência, salvando vidas preciosas. Foi fiel aos princípios de Hipócrates: honesto, caridoso, não violou segredos, não corrompeu costumes, nem favoreceu o crime, não mercantilizou a nobre arte de curar. Mereceu, por isto, o respeito e provas de apreço da população.

Um exemplo concreto tivemo-lo por ocasião das eleições de 3 de outubro de 1958, quando se elegeu vereador à Câmara Municipal de Raul Soares com a maior votação já obtida por qualquer candidato em toda a história política de nosso município: 975 votos, espalhados por todo o município de Raul Soares, em todas as urnas. Já no pleito anterior, em 3 de outubro de 1954, elegera-se com expressivos 461 votos. Foi presidente da Câmara Municipal de Raul Soares na legislatura 1955/1958. Faleceu quando em pleno exercício do mandato na legislatura 1959/1962, sendo alvo de comovente homenagem dos seus pares.

Exerceu o mandato de prefeito municipal de Raul Soares de 1934 até 1945, inicialmente nomeado pelo interventor federal em Minas Gerais e confirmado no cargo pelos vereadores à Câmara Municipal de Raul Soares na histórica sessão de 1º de agosto de 1936, sendo o primeiro prefeito constitucional do município. Estiveram presentes à sessão os vereadores José Paolielo, que serviu como secretário; Antônio Vieira dos Santos, presidente; Arthur Pena, Aristides Pancrácio Alves de Souza, Dr. Raimundo Soares Albergaria Filho, Vicente Gonçalves Vieira, Dr. Luiz Domingos da Silva e Carmo Ferreira Parente.

Foi professor de latim no Ginásio São Sebastião, com o evidente propósito de colaborar com aquela saudosa casa de ensino e com os jovens estudantes de Raul Soares. Deixou no magistério consignada a marca de sua inteligência e da sua cultura, ensinando e formando caracteres. Foi contemporâneo dos médicos Dr. Carlos Cotrim Berla, Dr. Heitor Soares de Moura e Dr. Cincinato Sampaio, que por muitos anos cuidaram da saúde dos raulsoarenses. Trabalhou no Hospital São Sebastião desde a sua primeira hora, ao lado dos grandes amigos e colegas Dr. Wilson Elias Salomão e Dr. Ardim Rodrigues da Costa.

Fez de Raul Soares a sua verdadeira terra, contribuindo de forma ativa e eficaz para o progresso e desenvolvimento desta terra generosa. Tem o seu nome inserido em letras de ouro nas páginas da história do município de Raul Soares.

Autoria: José Geraldo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário