quarta-feira, 29 de abril de 2009

Heitor Soares de Moura, Dr.

Descendia do ilustre político mineiro Dr. Raul SEares, falecido em 1924 antes do término do mandato de presidente do Estado de Minas Gerais que assumira em 7 de setembro de 1922.

(O topônimo “Raul Soares”, sucedeu “São Sebastião do Entre Rios” e “Villa Matipó”, registrando o nascimento de um município fadado a participar do progresso e desenvolvimento do estado de Minas Gerais. Foi uma justa e oportuna homenagem a um homem público de elevada estatura moral e cívica ao longo de honrada e vitoriosa vida pública).

Dr. Heitor residiu por muitos anos em casa localizada à rua Camilo de Moura, no trecho atualmente denominado rua Dr. Gerardo Grossi. registre-se “en passant” que Camilo de moura, era também do mesmo tronco familiar.

Constituiu uma família numerosa com D. Airam, modelar esposa e administradora do lar.

Foi um médico de reconhecida competência e muito amigo de todos. Teve intensa participação na vida social e esportiva do município sendo um dos dirigentes do clube Raul Soares; um gentleman na postura e na conduta social. Militou, também, na política municipal como um dos fundadores da União Democrática Nacional - UDN. Posteriormente, filiou-se e presidiu o Partido Republicano, sucessor do antigo Partido Republicano Mineiro - RRM, liderado por um dos mais ilustres políticos mineiros, nacionalista convicto - o Dr. Arthur da Silva Bernardes - natural de Viçosa, que em uma fase muito difícil da vida nacional - 1922 a 1928 - foi Presidente da República. na eleição municipal de 1946, a primeira após a queda da ditadura de Getulio Vargas, o Dr. Heitor foi candidato a prefeito do município de Raul Soares perdendo as eleições para o farmacêutico Nilo de Abreu, candidato das forças governistas. Em 1947 disputou a eleição para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, para deputado constituinte. apesar de boa votação não se elegeu. contudo, Raul Soares não ficou ausente da Assembléia constituinte já que foi eleito neste pleito o Dr. Luiz Domingos da Silva.

Na área de educação foi muito importante a atuação do Dr. Heitor, num momento de dificuldades do Ginásio São Sebastião, estabelecimento de ensino fundado pelo professor Alberto Álvaro Pacheco, nos últimos anos da década de 30. Em decorrência de uma série de desencontros e acontecimentos inesperados o Ginásio São Sebastião estivera prestes a encerrar as suas atividades, ao longo do ano de 1944. a razão maior foi alteração na direção do estabelecimento seguida de uma série de medidas que não foram das mais felizes e causaram um clima de profunda decepção ao corpo docente daquela casa de ensino. Por uma deliberação unânime todos os professores afastaram-se da casa suspendendo imediatamente o seu magistério. Juntamente com o prof. Edward leão - a liderança maior na educação municipal pela sua cultura - o Dr. Heitor se lançou ao trabalho de salvar o Ginásio e sanar as insatisfações existentes. Por um consenso assumiu, então, a direção da escola, após entendimentos com o professor Alberto Álvaro Pacheco, que transferiu o seu controle. O Ginásio São Sebastião funcionou por muitos anos no prédio atualmente de propriedade da Cooperativa Agro Pecuária de Raul Soares, à rua Bom Jesus. O prédio destinara-se, originariamente, à instalação de um hospital que não chegou a funcionar em conseqüência de dificuldades existentes, difíceis de serem contornadas em que pese o empenho de muitos e o apoio das autoridades municipais de então. Nos seus primeiros tempos o ginásio tinha alunos externos e um semi-internato. Com o passar dos anos o antigo Ginásio São Sebastião transformou-se no Instituto São Sebastião vivendo momentos de muita evidência, sucesso e prestígio na área da educação do estado, sob a direção do jovem advogado Dr. Hugo de Aquino leão. Teve ampliado o seu currículo com os cursos de Magistério e de Técnico em Contabilidade, legando ao país um grande número de profissionais de valor. Não seria de justiça que se não recordasse o trabalho prestado ao São Sebastião por muitos anos pelos dedicados mestres professora Maristela Barbosa Sena, profissional de ensino, professor Evaristo Carlos, também gerente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais S.A., professor Dr. Durval Octávio Grossi, nos primeiros anos do ginásio, professor Dr. José de Freitas Teixeira, promotor de justiça, professora Margarida Weber, professor Pe. José Silvério de Araújo, professor Evaldo Simas, o irreverente professor Jefferson de Arruda Câmara, o nosso querido “Xexéu”, os professores Gilberto weber, Adelino Azevedo, Dr. armando Sodré, no curso de Contabilidade, e muitos outros esforçados e brilhantes professores que por períodos menores lançaram a luz do seu saber no São Sebastião, colaborando para o aprimoramento intelectual da juventude raul-soarense, liderados pelos competentes e festejados mestres professores Edward Leão e Dr. Hugo de Aquino Leão.

Como profissional da medicina o Dr. Heitor conviveu com o Dr. Cotrim Berla, Dr. Durval Octávio Grossi e Dr. Cincinato Sampaio, trabalhando harmonicamente em defesa da saúde dos raul-soarenses.

Flamenguista inflamado, apesar de boa parte de sua família estar ligada ao Fluminense, participando da alta direção do tricolor carioca, não perdia oportunidade para viajar ao Rio de Janeiro, e que pese às dificuldades, na época, quando o único meio de transporte de que dispúnhamos era por via férrea. vibrava intensamente com as performances do “índio” Biguá que encarnava a flama rubro-negra em tantas e memoráveis jornadas esportivas. Com muito entusiasmo discorria sobre a grande conquista do tri-campeonato da década de 40 justamente sobre o seu mais tradicional adversário, o Vasco da Gama.

Não resistindo ao assédio do seu grande amigo e empresário dos mais respeitados na região, Sr. Jother Resende Peres, homem progressista e realizador, transferiu-se para a cidade de são Pedro dos Ferros prestando relevantes serviços ao povo ferrense até falecer após pertinaz moléstia.

Pelo seu trabalho em nossa cidade o Dr. Heitor Soares de Moura tem o nome inserido definitivamente na galeria dos grandes benfeitores de Raul Soares sendo merecedor de nossas homenagens e reconhecimento.

Autoria: José Geraldo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário