segunda-feira, 27 de abril de 2009

Júlio de Oliveira Maia  

Nasceu em Raul Soares aos vinte dias do mês de fevereiro do ano de mil novecentos e quarenta e sete.

Filho de Aníbal de Oliveira Maia e d. Maria Quarta Alves de Souza.

Como o pai, foi farmacêutico no distrito de Bicuiba.

Político de prestigio seguiu as pegadas do pai que fora vereador em Raul Soares durante duas legislaturas, sendo presidente da câmara municipal na legislatura 1959/1962.

Na campanha de Wiron, Julinho teve atuação de muito destaque colaborando para a vitória consagradora nas eleições de 15 de novembro de 1988.

Participou da administração “Novos Tempos”, na área de assistência social e saúde.

O prestígio político de Julinho, principalmente no distrito de Bicuiba, foi importante para a vitória de Sotero, em 1996.

Elegeu-se, então, vereador, com excelente votação : 398 votos, a maior dentre os vereadores de sua legenda. Até os derradeiros dias de sua vida foi uma presença assídua na câmara municipal, fisicamente, e através de inúmeras proposições pedindo providências, solicitando esclarecimentos ou sugerindo medidas administrativas em benefício da população.

Homenageou muitas pessoas gradas da sociedade de Raul Soares através de projetos de resolução concedendo títulos de cidadania honorária.

Ao falecer fazia parte da comissão de legislação, justiça e redação, como membro; e da comissão de saúde, saneamento básico, assistência social e de interesses dos servidores públicos, como presidente.

Decepcionado com a orientação política e administrativa no município de Raul Soares desligou-se do partido pelo qual se elegera em 3 de outubro de 1996, e fora líder da bancada na câmara municipal, não se filiando a nenhum outro partido.

Falecendo em 3 de agosto de 1999 o seu corpo foi velado no salão nobre “Agripino bondi”, na câmara municipal de Raul Soares.

Em 4 de agosto de 1999, com o corpo presente. A câmara municipal realizou uma tocante sessão especial de despedida ao vereador Júlio de Oliveira Maia, usando a palavra em nome da casa o vereador Joaquim Mariano de Souza; com palavras de agradecimentos em nome da família proferidas por d. Maria Luiza de Oliveira Felipe, irmã de Julinho. A pedido, discursou também o vereador Gésus de Oliveira Cota, que expressou com carinho e emoção seu pesar pelo falecimento do colega e amigo.

O corpo foi, então, conduzido ao cemitério da cidade de Raul soares com grande acompanhamento onde os restos mortais foram depositados para o descanso eterno.

Autoria: José Geraldo leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário