quarta-feira, 29 de abril de 2009

Bernardino Brito Carvalho

Dr. Bernardino, Bernardino dentista, Didi. Assim era conhecido.

Foi um profissional competente e muito dedicado dignificando a odontologia em nossa cidade. ético e com profundo respeito aos colegas.

Procedia de Rio Pomba onde nasceu em 15 de junho de 1919.

Além de seu gabinete particular foi zeloso e atuante servidor da Secretária da Saúde do Estado de Minas Gerais.

Nos primeiros anos de sua carreira em Raul Soares atendia em bairros de nossa cidade. O seu motor de pedal era conhecido nos locais mais humildes. a sua habilidade amenizava as deficiências do equipamento rudimentar. inspirava confiança àqueles a quem atendia.

Leitor inveterado, de obras técnicas, literárias e de cultura geral, acumulou no correr dos anos um bom cabedal de conhecimentos o que lhe permitia discorrer com fluência sobre variados assuntos. Na literatura preferia as obras de autores tradicionais da linha clássica não escondendo a sua aversão aos escritores da linha realista.

Espírito curioso e inquieto procurava se convencer das verdades dentro dos princípios científicos colocando sempre em primeiro lugar a palavra de Deus como um católico praticante que era, assiduamente presente à Igreja.

foi casado com D. Maria do Carmo Furtado de Carvalho. Tiveram nove filhos : Maria do Carmo , Fátima, Afonsina, Marcos, Maria de Lourdes, Bernardino, André, Ricardo e Taís.

De índole democrática não aceitava regimes discricionários.

Entusiasta dos exercícios físicos foi um aplicado aluno do professor Oswaldo Diniz Magalhães seguindo com disciplina as suas aulas matinais pelo rádio. Adquiriu, para tanto, todas as cartelas e bastões recomendados pelo professor. A caminhada foi uma das suas práticas habituais. O ciclismo marcou também expressivamente a sua existência.

Cidadão humilde e simples somente através de um convívio mais constante podia-se avaliar sua personalidade e o nível de seus conhecimentos.

Deixou-nos exemplos de vida e de trabalho que merecem ser meditados. Faleceu em Goiânia, após submeter-se a uma melindrosa intervenção cirúrgica.

Autoria: José Geraldo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário