quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gilberto  Weber

Constituiu com a educadora D. Astolfina Martins Weber uma família numerosa: Margarida, Saulo, Etiene, José Thomaz, Maria do Carmo, Maria Bernadete, Maria celeste, Sebastião.

Profissional de contabilidade durante muitos anos prestou inestimáveis serviços à comunidade, ao comércio e a indústria de nosso município.

Tinha por características marcantes: muito método, organização e rigor na execução das tarefas peculiares à ciência de Frei Lucca Pacciolo para rigoroso cumprimento das leis fiscais.

Foi o primeiro professor de Contabilidade da Escola Técnica de Comércio Vinte de Janeiro.

Esta escola integrava o conjunto de educação do Instituto São Sebastião, na década de 50, sob a direção do educador Dr. Hugo de Aquino Leão.

Para o ensino de Contabilidade Mercantil elaborou uma monografia completa mostrando a abertura e encerramento de um ano comercial contemplando todas as situações comuns ao comércio na praça de Raul Soares.

Buscou em Francisco D’áuria, Carlos de Carvalho, Erymá Carneiro, José Lourenço de Miranda, luminares da ciência contábil no Brasil, os subsídios necessários para os ensinamentos da matéria.

As dificuldades que existiam naquele tempo em relação à bibliografia da ciência ele as supria com sua experiência de ordem prática. O que recebia da escola como remuneração de seu trabalho gastava quase que integralmente na impressão de bem elaboradas questões (testes) que submetia aos seus alunos.

Colaborou efetivamente para a formação de um grande número de profissionais de Contabilidade.

Lecionou também organização e prática comercial.

Apesar de avesso à política não recusou o convite para a fundação do diretório municipal do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, por ser um grande admirador da obra do presidente Getúlio Vargas, participando da comissão executiva.

Pelo seu passado de trabalho honrado e competente o seu nome ficou registrado nos anais da história do município de Raul Soares como um dos grandes batalhadores pelo nosso desenvolvimento.

Autoria: José Geraldo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário