sábado, 25 de abril de 2009

Wilson   Damião


Nasceu em eugenópolis (MG), em 21 de setembro de 1917, sendo seus pais Nicolau Damião e Hermínia Damião.

O município de Raul soares foi impactado com a notícia de seus falecimento em 6 de agosto de 1978 quando em viagem para belo horizonte em busca de melhores recursos médicos para tratamento da saúde debilitada por insuficiência cardíaca. Foi servidor público estadual.

Em 26 de outubro de 1936 recebeu o título de “auxiliar de coletoria” na secretaria de estado dos negócios das finanças do estado de minas gerais, passando a exercer o cargo em Muriaé (MG).

Em 30 de novembro de 1940 recebeu o certificado de aprovação no “Curso de Especialização em Técnica Fiscal e Contabilidade”.

Exerceu com muita responsabilidade, competência e dedicação todas as suas funções na administração fazendária do estado.

Fixou residência em Raul Soares nos primeiros anos da década de 40 onde fez muitos amigos.

Em 8 de dezembro de 1944 contraiu núpcias com Geralda de Castro Damião, filha do ilustre varão José Sinfrônio de Castro, tendo com ela os filhos Wiliam, Wilson, Maria da conceição, Wiliam e Wellington.

Foi agricultor, proprietário da fazenda do Chalé. Nesta época fabricou a afamada aguardente “virtuosa“, líder do mercado pelo esmero de sua fabricação.

A verdadeira vocação de Wilson Damião foi a vida pública.

Formou com o seu grande amigo Doutor Gerardo Grossi uma dupla de políticos quase que imbatíveis, colhendo sucessivas vitórias.

Muito afável no trato, atendia a todos de forma amena e solícita não medindo sacrifícios para resolver de forma favorável todas as reivindicações que lhe eram feitas, resguardando sempre os interesses públicos.

Foi um esportista entusiasta e torcedor apaixonado do Cruzeiro Esporte Clube, em Belo Horizonte (MG); do Botafogo de Futebol e Regatas, no Rio de Janeiro e, sobretudo, da Associação Esportiva Raul-soarense.

Foi eleito vereador à câmara municipal de Raul Soares em 3 de outubro de 1954, sendo indicado líder da bancada da oposição UDN / PR.

No pleito de 3 de outubro de 1958 compôs com Carlito Ferreira Brandão a chapa vitoriosa elegendo-se vice–prefeito com uma diferença de mais de 1.200 votos sobre o seu contendor.

A sua carreira política vitoriosa o levou a três vitórias em pleitos para prefeito municipal: 1962 - 1970 e 1978.

Não terminou o mandato de 1978, em virtude de falecimento, sendo substituído pelo seu companheiro de chapa Doutor José Macário da luz.

A atuação política de Wilson Damião foi muito importante para o progresso e desenvolvimento de Raul Soares.

Avesso à propaganda de cunho pessoal não consignou a sua marca nas obras que realizou, como por exemplo: a construção do prédio–sede da prefeitura municipal de Raul soares, à rua Dr. Gerardo Grossi - 36.

O prefeito José Constantino Gonçalves, ao findar o seu mandato em 1996, prestou singela homenagem a Wilson Damião em placa alusiva a obra por uma questão de justiça e por se tratar de um registro inserido definitivamente na história político-administrativa de Raul Soares.

Ao prefeito Wilson Damião devemos uma parcela muito grande de trabalho em prol da comunidade na criação do colégio “Regina Pacis”; implantação dos serviços de água e esgoto em convênio com o Saae, construção do asilo através de doação de terreno, autorizada pela câmara municipal. apesar de, a esta época, vivermos em período de ditadura. Como democrata sincero e convicto e pelo respeito ao patrimônio público, Wilson Damião, não prescindia da autorização legislativa para efetivar a doação do terreno à associação de proteção a velhice - Aprove. Foi este um ato de nobreza e de grandeza que, pela vontade de Deus, costuma ser reservada ao discernimento de homens públicos muito especiais como o foi o prefeito Wilson Damião, de forma discreta e quase anônima. A Wilson Damião podemos aplicar o sábio conceito de selden: “they that govern most make least noise” (aquele que efetivamente melhor governa, pouco ruído faz).

Autoria: José Geraldo leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário