quinta-feira, 30 de abril de 2009

Alonso Rocha


Graduando-se em uma conceituada escola do País o jovem farmacêutico Alonso deu continuidade ao trabalho do pai - Rufino Rocha - na cidade de Raul Soares. A Farmácia Notre Dame ganhou nova forma e durante muitos anos funcionou na Av. Benedito Valadares, uma das principais artérias da cidade.

Casando-se com dona Tereza Machado Rocha constituíram uma família modelar. O filho Tarcísio, nascido em Rio Casca, mas que viveu parte da infância em Raul Soares, onde fez o curso primário no Grupo Escola Benedito Valadares, optou pela vida religiosa sendo ordenado sacerdote e licenciado em Teologia no Vaticano. Faleceu há pouco mais de um ano sendo o seu corpo velado e depois sepultado no Cemitério da Colina, em Belo Horizonte.

Alonso envolveu-se na política municipal integrando-se ao Partido Social Democrático - PSD, influenciado pela liderança do irmão Edmundo, advogado dos mais acatados nos foros do Estado de Minas Gerais pela sua erudição e saber jurídico. Alonso, contudo, não disputou eleições como candidato, como o irmão Edmundo, vereador em Rio Casca , por ocasião da criação do município de Raul Soares, que muito deve ao seu trabalho como Presidente da Câmara Municipal de Rio Casca. Foi também vereador em Raul Soares presidindo o legislativo municipal na legislatura de 1927 a 1930. Marcou presença como um dos chefes do movimento revolucionário de 30, neste rincão da Zona da Mata de Minas Gerais, tendo como companheiros José Martha Pires e João Domingos da Silva, este também vereador e que acabou por se tornar prefeito de Raul Soares, o primeiro após a revolução de 30.

Alonso sentiu-se desprestigiado quando com o amigo e compadre José Leal, na década de 40, empenhou-se e não conseguiram a reconstrução da ponte ligando a Rua Bom Jesus a Rua de Ubá, que fora arrastada pelas águas do rio Matipó, muito aumentadas por chuvas inclementes.

Tendo que se mudar para Belo Horizonte para cuidar melhor da educação dos filhos transferiu o seu estabelecimento para o jovem farmacêutico Sebastião Mendes Barros que após um período na praça de Raul Soares transferiu-se de armas e bagagens para Governador Valadares, no Vale do Aço. Sebastião foi muito feliz em sua decisão já que na Figueira do Rio Doce tornou-se um político vitorioso tendo em vista que foi prefeito e deputado estadual pelo partido liderado pelo Governador de São Paulo e uma grande liderança nacional, Adhemar de Barros.

Em Belo Horizonte Alonso não foi muito feliz na sua primeira iniciativa. Contava que fora ludibriado em uma transação ficando somente com um telefone como resultado da negociação para se lançar no mercado da capital. Contudo, mais adiante, firmou-se e para explorar o prestígio comercial das firmas americanas fundou uma empresa de distribuição de ferramentas e outros produtos para mecânica denominado-a SOUTHERN CROSS. Na sua linha de distribuição estavam os afamados abrasivos NORTON, de fabricação americana. Alonso tinha bom conhecimento do idioma inglês e por alguns meses lecionara a língua em Raul Soares, no Ginásio São Sebastião.

Autoria: José Geraldo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário