sábado, 25 de abril de 2009

Rufino Rocha

Durante muitos anos esteve estabelecido no comércio de Raul Soares, à Rua Camilo de Moura. A denominação desta rua foi alterada para Rua Rufino rocha, em sua homenagem, pelo médico Carlos Cotrim Berla, quando em exercício no cargo de prefeito em período de transição, na década de 40.

O trabalho de Rufino Rocha apresentou características peculiares e de real importância para a população, especialmente para os segmentos mais sofridos da sociedade. Por este tempo, as farmácias mantinham obrigatoriamente um laboratório para a manipulação das fórmulas que os médicos faziam constar do receituário. Competência e muito zelo tornavam-se imprescindíveis na execução dos preceitos médicos. Muitas fórmulas eficazes para diversas moléstias foram criadas por Rufino Rocha, conforme testemunhos autorizados passados por pessoas daquele tempo que vivenciaram uma época de muitas carências e por isso mesmo de muita criatividade.

Teve como sucessor o filho Alonso, graduado em farmácia, um cidadão que herdou as qualidades do pai, de extrema dedicação e solidariedade a todos que dele se aproximavam a busca de lenitivo para seus sofrimentos ou solução de problemas, conflitos ou aflições. posteriormente. E isto acontece até hoje, o neto Pedro deu continuidade ao trabalho com a Farmácia Santa Antonio.

Formou competentes discípulos, com destaque para Sebastião Ermita de Souza Ramos - o nosso saudoso Zico da farmácia - cidadão que prestou inestimáveis serviços à nossa população, muito querido e estimado por todos. Isto explicitamente demonstrado ao ser eleito vereador à câmara municipal de Raul Soares por duas vezes, com expressiva votação, mandatos exercidos com muita dignidade e equilíbrio.

A maioria dos filhos de Rufino Rocha seguiu a carreira do direito: Dr.Edmundo, além de advogado dos mais conceituados no estado de Minas Gerais, foi político, tendo presidido a câmara de vereadores de Rio Casca e a de Raul Soares, acumulando as funções de prefeito em virtude do sistema político então vigente - o parlamentarismo municipal. Homem de fino trato e de cultura invulgar; Dr. Dilermando, advogado e homem público com notável folha de serviços prestados à população do Vale do Rio Doce. Dr. Afrânio, com brilhante carreira na secretária de segurança pública do Rio de Janeiro. Três filhas: dona Joselina, dona Luzia e dona Lígia, criaram suas famílias em Raul soares, existências cristãs e dignas, paradigmas de conduta social e familiar, bem ao estilo das grandes mulheres das Minas Gerais.

De Rufino Rocha, conta-se, que foi um homem de muito senso de humor o que motivava brincadeiras de sua parte para com pessoas humildes que encontravam dificuldades para pronunciar o seu nome, chamando-o "sô Rufino". Costumava dizer, então, de forma jocosa, engrossando a voz: “ri grosso.”

Pelos desígnios de Deus encontrou uma grande mulher que se tornou com as bênçãos de Deus a sua esposa amada, companheira na construção de um lar, de uma família digna e exemplar respeitada e querida pela comunidade.

Rufino Rocha, pelo que foi e pelo que fez em benefício da sociedade raul-soarense tem lugar de destaque na galeria dos notáveis de nossa terra.

Autoria: José Geraldo leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário