terça-feira, 28 de abril de 2009

José Silvério Araújo, Pe

Le fort fait les événements, le faible subit ceux que la destinée lui impose. (de Vigny, Journal dun Poéte - 1824)

(O homem forte cria os acontecimentos, o fraco suporta o que o destino lhe impôs).
Foi das mais expressivas e marcantes na igreja, na educação e na saúde, a passagem do Pe. Silvério por Raul Soares.

Ao sacerdócio aliou o magistério no Ginásio Sebastião, a saudosa casa de ensino da rua Bom Jesus.

Amigo do grande líder político Dr. Gerardo Grossi, do prefeito Carlito Ferreira Brandão e do vice-prefeito Wilson Damião, empenhou-se na criação do Colégio Estadual Regina Pacis e, posteriormente, na constituição da Fundação Educacional Juarez de Souza Carmo, para a construção do magnífico prédio existente na Avenida Professora Elza Bacelar, para instalação definitiva do colégio “Regina Pacis”. Presidiu a fundação o empresário e incansável batalhador Pedro Garíglio Filho.

Juarez de Souza Carmo foi um político de muito prestígio na região de Viçosa, terra do Pe. Silvério. Juarez e o irmão Elias, foram deputados por várias legislaturas e secretários de estado. A família “Souza Carmo” tinha sólidos vínculos com a nossa cidade já que alguns deles residiram em Raul soares. Daí a razão do nome de Juarez de Souza Carmo dado à fundação.
O trabalho desenvolvido por este pugilo de homens públicos, aos quais o Pe. Silvério se juntou, foi muito importante para a juventude de Raul Soares que passou a ter uma casa de alto padrão no ensino, sob a direção competente do Pe. José Sérgio filho, secretariado pela saudosa professora Elza Bacelar e contando com o apoio de um grupo selecionado de servidores, com destaque para Nominato Ferreira da Rocha, o “Sô Nato”, responsável pela disciplina.

Como provedor do Hospital São Sebastião, construído pelo seu antecessor na paróquia de Raul Soares - Pe. José Domingues - Pe. Silvério realizou obras de ampliação da casa destinando um espaço para maternidade.

Afastando-se da paróquia de Raul Soares o Pe. Silvério teve como sucessor o Pe. José Sérgio Filho, uma das mais expressivas figuras da Igreja Católica pela sua cultura, dedicação ao seu mister, exemplos de vida e conduta social.

Pe. Silvério faleceu quando no exercício do sacerdócio na paróquia de Coimbra.
Singela homenagem foi-lhe prestada pelo município e pelo povo de Raul denominando “Pe. José Silvério de Araújo” o terminal rodoviário da cidade.

Autoria: José Geraldo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário