quarta-feira, 29 de abril de 2009

Jesuíno Luiz de Faria


Nasceu em Raul Soares, viveu em Raul Soares, morreu em Raul soares.

Foi um dos filhos do casal José Luiz de Faria e Mariana Braga de Faria. Os clãs "Faria" e "Braga" ocupam lugar de destaque na história de Raul Soares com expressiva participação na vida de nossa terra. As suas raízes estão aqui solidamente plantadas desde os primórdios do município.

Jesuíno foi casado com D. Maria Mendes. Formaram uma família numerosa: Olga, professora, diretora da escola estadual Benedito Valadares por muitos anos; José, advogado e empresário em Belo Horizonte, falecido prematuramente em um lamentável acidente de carro; Gastão, dentista e bancário aposentado; Laura, professora, Heitor, vendedor e João, acatado advogado em são Paulo.

Foi proprietário de terras no distrito de São Vicente da estrela.

Prático de farmácia trabalhou durante anos na tradicional farmácia Aristides, fundada por seu amigo farmacêutico Aristides Pancrácio Alves de Souza, cidadão muito querido e respeitado em Raul Soares pela sua cultura e retilínea conduta social.

Aristides foi casado com flausina, da família "Braga". Sua ilustre descendência tem forte presença em nossa sociedade.

Após o falecimento do farmacêutico Aristides, Jesuíno assumiu de fato a direção da casa ficando a responsabilidade técnica a cargo da farmacêutica Cecília (Ceci) Braga de Souza Grossi, uma das filhas do fundador do estabelecimento, casada com o grande médico Durval Octávio Grossi, já falecidos.

Com a sua prática farmacêutica, Jesuíno minorou o sofrimento de muita gente humilde, que, por absoluta falta de recursos para consultas médicas, se valia de sua experiência e conhecimento de drogas.

Politicamente, Jesuíno esteve sempre ligado ao Partido Social Democrático - PSD -, chefiado no município pelo Dr. Luiz Domingos da Silva.

Foi eleito em vários pleitos para o cargo de Juiz de Paz em Raul Soares. Homem tranquilo e conciliador, exerceu com competência o cargo, influindo decisivamente para que a harmonia voltasse a reinar entre as partes.

Foi um homem justo!

Como Juiz de Paz além da celebração de muitos casamentos respondeu por algumas atribuições inerentes ao Juiz de Direito da comarca: rubrica e termos de abertura e encerramento em livros comerciais... Visto em balanços... Etc...

Exemplar chefe de família e homem íntegro em todos os momentos e situações da vida, deixou um legado de valor inestimável para os seus familiares e para a sociedade raul-soarense sendo por isso merecedor do tributo de nossa homenagem à sua memória.

Autoria: José Geraldo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário