domingo, 26 de abril de 2009

Moacyr Búbula

Filho de família humilde da região de Rio Pomba Moacyr teve que enfrentar o trabalho duro na construção civil, como servente e como pedreiro, para sua subsistência o que o impossibilitou de sequer concluir o curso primário.

Casando-se muito jovem – 19 anos – com Eunice –15 anos - , constituíram um lar onde nasceu Maria da Glória – Glória – já falecida. Por adoção uma outra filha querida, Maria das Graças.

Após o casamento Moacyr estabeleceu-se no comércio de nossa cidade, à rua Bom Jesus, com modesto comércio. Demonstrou aptidão para a atividade o que lhe possibilitou liquidar em curto prazo o compromisso assumido ao estabelecer-se já que à época não dispunha de capital próprio suficiente. Transferiu-se, posteriormente, para a rua Pe. Chiquinho e mais adiante para a Rua Benedito Valadares, esquina com Rua Camilo de Moura (atualmente rua Dr. Gerardo Grossi), então com o comércio de tecidos. Ao encerrar as suas atividades a sua “Casa Santa Terezinha” vendia bicicletas como ainda ocorre hoje com o seu sucessor.

No ciclo rua bom Jesus/ Pe. Chiquinho foi contemporâneo e amigo de José Fernandes leal, Hermógenes lobo, Ângelo Dominato, Vidal trapielo, Francisco Abrantes Costa.

Convidado pelo político Dr. Luiz Domingos da Silva Moacyr inscreveu-se no Partido Social Democrático – PSD – disputando a eleição municipal de novembro de 1947 elegendo-se vereador à câmara municipal de Raul Soares para a legislatura 1947/1950, sendo um dos líderes da bancada de apoio à administração Nilo de Abreu/José Zeferino Pires. Esta legislatura marcou o renascimento do legislativo municipal que deixara de existir ar desde 1937 em virtude da instauração do estado novo, denominação que se deu a ditadura do caudilho gaúcho Getulio Vargas.

Por iniciativa do vereador Paulo César Pires a câmara municipal de Raul soares prestou, no ano de 1997, singela homenagem aos vereadores de 1947 pela passagem do cinqüentenário da instalação da histórica legislatura de 1947/1950.

Além de Moacyr Búbula participaram da legislatura de 1947 os seguintes vereadores: João Florêncio de Moraes, José da Silva Maia, Theodomiro Barbosa Nunes, Hildebrando Círiaco de Assis (Bandico), José Xavier de Barros Filho, Mário Vieira dos Anjos, Antônio da Costa Ribeiro, Dr. Hugo de Aquino Leão, Raimundo Antunes de Souza e José Moreira de Abreu. Durante a legislatura foram ainda convocados os seguintes suplentes: Cândido Gonçalves Vieira, Dr. Mário Linhares Ribeiro, João Lopes de Matos e Joaquim Milagres Sobrinho.

Moacyr Búbula faleceu em Raul Soares no dia 12 de julho de 1998 sendo o seu corpo sepultado no dia 13 no cemitério de nossa cidade acompanhado por um grande número de amigos.

A conduta de Moacyr Búbula pela vida, em todos os momentos, e o seu acendrado amor ao trabalho tornou-no digno de nossa admiração e respeito.

Autoria: José Geraldo leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário