terça-feira, 28 de abril de 2009

José da Silva Maia


Zé Maia como era mais conhecido mereceu sempre dos cidadãos raul-soarenses  muita admiração e respeito.

Nasceu em Raul Soares em 26 de março de 2017. Filho de Vicente Francisco da Silva Maia e de Maria Joana de Jesus.

Constituiu com Palmeirina Ferreira Maia – Dona Pitita – uma família numerosa: Paulo, médico; Dirma,dentista; Jurandir (Didi),bioquímico; Sílvia, psicóloga; Luiz Alberto (Betinho), industriário; Fernando, bancário e  José Renato, corretor de seguros.

Ainda muito jovem dedicou-se ao comércio, inicialmente em Bicuíba, e posteriormente na sede do município. A transferência para a cidade foi certamente motivada pela necessidade de atender á educação dos filhos que em sua grande maioria frequentaram o Ginásio São Sebastião de saudosa memória.

Em Raul Soares adquiriu de Quinzinho Ribeiro o Bazar Fortaleza alterando para São Cristovão o nome de fantasia do conceituado estabelecimento. Vendia tecidos, calçados, material de construção. Estoque variado e de boa qualidade. O Bazar São Cristovão foi uma escola  para os  servidores contratados por Zé Maia. Pipi e João Pinta Roxa nos vêm longo á mente.

Zé Maia participou também da vida pública. Foi vereador á Câmara Municipal de Raul Soares na legislatura de 1947/1950 e na legislatura de 1977/1982. A legislatura  de 1947/1950 foi uma das mais importantes da política municipal.Foi a primeira eleição direta após a queda da ditadura Vargas. Como a história registra Getulio Vargas governou o país de 1930 a 1945. Foi o chefe da Revolução de 1930. Participaram dessa histórica legislatura, além José da Silva Maia: João Florêncio de Morais, Moacyr Búbula, Theodomiro Barbosa Nunes, Hildebrando Círiaco de Assis, José Xavier de Barros Filho, Mário Vieira dos Anjos, Antonio da Costa Ribeiro, Dr. Hugo de Aquino Leão, Raimundo Antunes de Souza e José Moreira de Abreu. Todos efetivos. Como suplentes convocados em determinados momentos da legislatura: Cândido Gonçalves Vieira, Dr. Mario Linhares Ribeiro, João Lopes de Matos e Joaquim Milagres Sobrinho.

José Maia, nos idos de 1987 participou da fundação do diretório municipal do Partido da Frente Liberal - PFL, inscrição nº 00106, em 26 de maio. Tanto quanto um partidário político fiel Zé Maia foi também o foi como católico.

Durante muitos anos Zé Maia foi o representante do jornal Estado de Minas em Raul Soares cuidando com o zelo que lhe era peculiar dos interesses da empresa e de seus assinantes.

Em Raul Soares a sua casa estava sempre aberta aos amigos especialmente aos bicuibenses. As pessoas mais humildes valiam-se dos seus préstimos para a redação de cartas (particulares e comerciais). Era possuidor de uma das mais belas caligrafias que tive a ventura de conhecer e admirar.

Após pertinaz doença Zé Maia faleceu em Raul Soares,  em 23 de maio de 2006, cercado do carinho de seus familiares e pesar de seus amigos. Deixou um exemplo de vida para todos que tiverem o privilégio de com ele conviver.

Autoria: José Geraldo Leal
                 joseleal@signet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário