terça-feira, 28 de abril de 2009

José da Silva Ramos


(Bebé Ramos)

Nasceu aos 6 de dezembro de 1921, em Arapongas (região de Viçosa).

Filho do casal Manoel Bernardes Ramos e Sebastiana Maria da Silva.

O pai, um entusiasmado BENARDISTA (seguidor de Artur Bernardes; político mineiro que governou o país na década de 20).

Casando-se com Maria Braga de Souza, filha do estimado Farmacêutico Aristides Pancrácio Alves de Souza e da virtuosa mulher D. Flauzina, da nobre estirpe dos Braga, Bebé constituiu uma família modelar.

Os filhos, e já agora, os netos, dão continuidade à tradição de honradez e integridade no trabalho a que se dedicam com muita competência e saber.

Tal qual o pai, Bebé foi titular do cartório de registro civil de Raul Soares, transferido ao aplicado Cory Chaves que, tanto quanto Bebé, deixou a marca de bons serviços prestados à comunidade.

Bebé, foi também estabelecido com comércio em Raul Soares e despachante no Rio de Janeiro.

Vinculado à corrente política da família Grossi foi convocado pelo Prefeito Carlito Ferreira Brandão para prestar serviços na Prefeitura como Secretário de Governo, naquela época o cargo de confiança mais importante na administração municipal. Foi confirmado no cargo pelos Prefeitos Wilson Damião, José Macário da Luz, José Constantino Gonçalves, Sotero Silveira de Souza e Wiron Francisco.

Filiado à União Democrática Nacional - UDN , foi Delegado do partido à Convenção Regional por escolha unânime de seus filiados.

O saudoso chefe político Dr. Gerardo Grossi depositava em Bebé uma confiança ilimitada sendo ele um dos seus principais colaboradores. Discreto e eficiente.

Amante da leitura adquiriu um bom cabedal de conhecimentos. Costumava dizer que quando um livro lhe interessava varava as noites lendo. Isso, após um bom bate – papo com amigos, que os tinha muitos.
Redigia com correção e de forma elegante.
Era um mestre na linguagem oficial.
Fundou e manteve em circulação por muitos anos o jornal "O Município”, contando com a colaboração do dileto amigo José D’Aquino Leão - Moreno Leão -, pai de Luciano, eficiente Escrivão Eleitoral de Raul Soares e Alexandre, que herdou do pai e do avô, o mestre Edward Leão, o amor à música.

Ao falecer, aos 26 dias do mês de setembro de 1999, Bebé continuava no exercício de suas funções na Prefeitura de Raul Soares. ao lado de Sotero, um amigo de muitas décadas. Ambos nunca permitiram que os embates e divergências políticas perturbassem a convivência amiga e respeitosa.

Autoria: José Geraldo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário