sábado, 25 de abril de 2009

Paulo Tartaglia

Nasceu em Rio Casca aos dezoito dias do mês de junho do ano de mil novecentos e trinta e dois no feliz lar de Cesare Augusto Tartaglia e d. Honemorina Lima Tartaglia – dona Nina.

Foi o único homem em um grupo de seis irmãos: Maria de Lourdes – Ione – Diomar – Ivone e Nice. Um irmão por adoção muito estimado: Maurílio.

Casou-se com Maria aparecida constituindo uma família de cinco filhos: Vânia – Giovanni – Gisele – Paulo e Janice; esta falecida em um trágico e lamentável acidente.

Paulinho, assim o chamávamos, esteve sempre muito ligado ao pai em seus empreendimentos. Seu pai foi um grande empresário, homem de muita criatividade e inteligência. Sua grande realização em Raul Soares foi a fundação da fábrica de enxadas que, hoje, muita ampliada e modernizada, está presente na economia do país.

Paulinho exerceu atividades no comércio de Raul Soares no ramo de eletrodomésticos, na década de 50. Com o pai fundou a Fábrica de Eletrodos Ponta de Diamante, com a razão social de Industrial Tartaglia Ltda., posteriormente alterada para Tartaglia S.A. - Indústria e Comércio, com boa participação no mercado nacional. Nesta empreitada contou também com o espírito empreendedor do fazendeiro Valentim Martins Pena.

A grande preocupação dos Tartaglia - pai e filho - foi sempre a geração de empregos. Tinham os empregados mais como amigos do que simples empregados. Faziam com que compartilhassem de seus sucessos pelo que tinham total solidariedade nos momentos difíceis. Procuravam desenvolver o seu trabalho em um ambiente amigo e acolhedor. Jamais foram forçados a comparecer à justiça do trabalho para dirimir dúvidas. Tudo se resolvia com diálogo e entendimento amistoso.

Paulinho teve intensa vida social.

Foi um dos diretores do Clube Marajoara. Companheiro de realizações de Aroldo Rocha, Ezequiel Rodrigues, amigos diletos.

Os seus últimos anos de atividades foram em uma serralheria que montou, esmerando-se por atender a clientela com produtos da melhor qualidade.

Uma das marcas peculiares a Paulinho foi o seu cavalheirismo e refinada educação no trato com as pessoas, sem distinção de classe social. Não deixou inimigos.

Esportista. Foi um aficionado ardoroso da Associação Esportiva Raul-soarense. Sempre presente às memoráveis jornadas esportivas dominicais no Estádio dos Eucaliptos.

Autoria: José Geraldo leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário