quarta-feira, 29 de abril de 2009

Frei  Marcos


Atentos leitores nos fizeram uma advertência veemente:- como é possível a omissão do nome de frei marcos na relação dos filhos do saudoso Jesuíno Luiz de faria?

Foi realmente uma falha, um lapso de memória dos mais lamentáveis, daqueles quase que imperdoáveis.

São por ocorrências dessa magnitude que os mais experientes e conspícuos fogem sempre à citação de nomes em seus escritos ou falas.

A nossa condição humana nos torna passíveis de erros, omissões e falhas que clamam aos céus.

Penitencio-me do erro cometido, fruto de involuntário e deplorável esquecimento, e presto a minha homenagem ao virtuoso frei marcos, uma das mais importantes figuras da nossa Igreja.

Homem culto, experiente, um humanista, sua palavra tem aberto o bom caminho para tantos e se constituído em apoio e alento para muitos outros em momentos de sofrimento e desespero.

A prática da religião na sua mais pura essência, a adesão voluntária à vontade de Deus expressa nas Escrituras Sagradas comparadas às “Cartas da Pátria” por Santo Agostinho, a renúncia às inutilidades e futilidades representadas pela materialidade das coisas terrenas conduziram-no a um patamar superior da existência humana sem que com isso perdesse a sua espontaneidade e humildade no trato com todos.

O seu campo de trabalho, no correr dos anos, tem apresentado dificuldades decorrentes de desníveis culturais e a agressividade típica das cidades grandes. A tudo, porém, vem superando pelo amor e fidelidade que devota a causa de Deus.

Sob alguns aspectos o ocorrido confortou-nos, e até nos trouxe uma ponta de vaidade, o insaciável sexto sentido de que nos fala Carlyle. Pudemos verificar que esta nossa modesta coluna tem leitores atentos - e muito atentos - gente como nós que acredita que “sem o passado não existe perspectiva de futuro e que o passado é a força do presente e do futuro”. Isso, traz-nos, também, maior responsabilidade, à par do desejo de dar continuidade ao nosso trabalho.

Autoria: José Geraldo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário