domingo, 26 de abril de 2009

Nestor Resende

Nasceu em 13 de outubro de 1911, na cidade de Juiz de Fora (MG), sendo um dos filhos do casal João Cândido Resende / Maria da Glória de São Thiago Resende. Faleceu em 25 de abril de 1995, na cidade de Belo Horizonte (MG) e o seu corpo sepultado no cemitério de Raul soares (MG).
Demonstrou, desde jovem, a sua vocação para a vida militar.

Engajou-se nas armas do exército brasileiro desenvolvendo uma brilhante carreira o que lhe valeu promoções, medalhas e láureas.

Esteve nos campos de batalha da Itália, por ocasião da segunda guerra mundial marcando a sua passagem por atos de heroísmo e de acatamento às ordens superiores.
Chegou a Raul Soares na década de 1950, nomeado para coordenar os serviços de recrutamento militar da região.

Foi competente e dedicado no exercício da missão, a exemplo do ocorrido em todas as outras tarefas que lhe foram atribuídas pelo seu comando.

Tornaram-se um verdadeiro raul-soarense casando-se com D. Olga Teixeira Sodré Resende gerando dessa união os filhos Luiz Otávio, comerciante e agropecuarista em Raul Soares, e Maria Cristina, competente profissional - administradora de empresas – residente na cidade de Belo Horizonte (MG).

Dedicou-se em Raul soares à atividade agro-pecuária, sendo eleito presidente da Cooperativa Agropecuária de Raul Soares, deixando na sua gestão a marca de sua personalidade e integridade.

A convite do seu amigo Wiron Francisco de Souza Xavier integrou-se à vida política elegendo-se vereador à câmara municipal de Raul Soares, no pleito de 1970, exercendo o mandato com equilíbrio e dignidade em defesa dos interesses públicos.

Por ocasião do movimento revolucionário de 1964 não permitiu que vindicas pessoais ocorressem por desafetos de alguns opositores ao movimento, gente simples e ingênua cuja postura anti-revolucionária era conseqüência de exaltação momentânea e desinformação sobre as verdadeiras finalidades do movimento. Demonstrou, naquela oportunidade, o seu espírito de justiça, de não violência e profundo respeito aos direitos humanos.

Foi um dos fundadores do Lyons Clube de Raul Soares, atuando e participando dos vários eventos da entidade.

Filiou-se ao Partido da Frente Liberal – PFL a convite do amigo fraterno Wiron Francisco de Souza Xavier atuando como “tesoureiro” da comissão executiva do diretório municipal de Raul Soares até a sua morte.

Nos primeiros anos da gestão 1989/1992, da administração municipal, deu provas mais uma vez do seu espírito público prestando relevantes serviços ao município de Raul Soares, sem quaisquer ônus para os cofres públicos, colaborando, assim, para a recuperação administrativa do município cujas finanças estavam bastante combalidas por ações indevidas da administração sucedida. Seu trabalho foi reconhecido por unanimidade pela câmara municipal de Raul Soares ao votar uma moção de aplausos, congratulações e agradecimentos registrada nos anais daquela casa.

Por sua conduta na vida militar, na vida social e na vida pública, o major Nestor Resende integrou-se definitivamente na galeria dos grandes vultos da história do município de Raul Soares.

Autoria: José Geraldo leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário